Teste de Fagerström – Instrumento Psicométrico Utilizado na Cessação Tabágica

A dependência à nicotina é reconhecida como um dos maiores problemas de saúde pública do mundo. Estima-se que, durante o século XX, aproximadamente 100 milhões de pessoas morreram de doenças relacionadas ao hábito de fumar. Estudos relatam que o tabagismo reduz a expectativa de vida, aumenta os custos médicos totais e contribui para a perda de produtividade.

A avaliação da dependência à nicotina pelo usuário é primordial em estudos epidemiológicos e em investigações dos efeitos desta substância, bem como em estudos relacionados ao tratamento do tabagismo e das doenças associadas.

Instrumentos para o rastreamento da dependência à nicotina tornaram-se ferramentas aliadas no combate do tabagismo. Estes instrumentos devem fornecer medidas acuradas, reprodutíveis e relevantes. Seu uso provê melhor registro de informações, especialmente em instalações com alta rotatividade da equipe de profissionais. Tais instrumentos também permitem a comparação de resultados de avaliações semelhantes e minimizam o efeito de fatores subjetivos no processo de coleta e registro de dados.

Diversos instrumentos foram elaborados para se verificar a dependência física à nicotina. Dentre estes instrumentos, podemos citar os mais amplamente usados: Fagerström Tolerance Questionnaire (FTQ, Questionário Fagerström de Tolerância), criado em 1978, e sua versão melhorada, o Fagerström Teste for Nicotine Dependence (FTND, Teste de Fagerström para Dependência de Nicotina), ambos elaborados por Fagerström e colaboradores.

O FTND foi inicialmente desenvolvido para determinar se a terapia de reposição de nicotina era necessária ao tratamento de síndrome de abstinência. O instrumento consiste de seis dos itens originais do FTQ com pontuação revisada para duas questões. É facilmente entendido e rapidamente aplicado.

Os escores obtidos no teste permitem a classificação da dependência à nicotina em cinco níveis:

  • Muito baixo (0 a 2 pontos);
  • Baixo (3 a 4 pontos);
  • Moderado (5 pontos);
  • Alto (6 a 7 pontos);
  • Muito alto (8 a 10 pontos).

 

Confira o teste na íntegra:

 

Referências Biliográficas

Das SK. Harmful health effects of cigarette smoking. Mol Cell Biochem. 2003;253(1-2):159-65.

Anderson P. Global use of alcohol, drugs and tobacco. Drug Alcohol Rev. 2006;25(6):489-502.

Carmo JT, Pueyo AA. A adaptação ao português do Fagerström test for nicotine dependence (FTND) para avaliar a dependência e tolerância à nicotina em fumantes brasileiros. Rev. Bras. Med. 2002;59(1/2):73-80.

Fagerström KO. Measuring degree of physical dependence to tobacco smoking with reference to individualization of treatment. Addict Behav. 1978;3(3-4):235-41.


Warning: sprintf(): Too few arguments in /home/admin/web/blogibras.com.br/public_html/wp-includes/link-template.php on line 2609

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *