Pós em Farmacologia Clínica inclui módulo de serviços de vacinação em Farmácias

  • vacinação teresina

Os alunos da Pós-Graduação em Farmacologia Clínica e Farmácia Clínica com ênfase em prescrição farmacêutica podem contar com mais um diferencial no seu diploma. A Pós presencial, que é oferecida Faculdade Cathedral, em parceria com o IBras, contém um módulo específico voltado ao serviço de vacinação em farmácias. Com isso, os profissionais não precisarão fazer um curso extra para obter certificação no serviço.

Durante o curso, os alunos terão o módulo sobre aplicação e implantação do serviço de vacinação em farmácias, totalizando 60 horas, com 20 horas voltadas à aplicação prática, mais 40 horas de estudo complementar online. A praticidade do aprendizado também soma-se ao fato de que a parte presencial é obrigatória e o estudo online fica a critério do aluno. Os interessados podem entrar em contato diretamente no site da Assistência Farmacêutica Avançada.

A Pós em Farmácia Clínica possui 469 horas, divididas em 18 módulos, com aulas em um final de semana por mês. É devidamente reconhecido pelo MEC. O curso tem a gestão pedagógica da Faculdade Cathedral. Todos os nossos cursos seguem a Resolução n° 1 de 6 de abril de 2018, do Conselho Nacional de Educação. Os certificados da Faculdade Cathedral são reconhecidos nacionalmente, com credenciamento da Portaria MEC n° 602, de 27/08/2008, publicado no DOU nº 166 de 28/08/2008. Dentro de sua autonomia universitária, a Faculdade Cathedral tem contrato com o IBRAS para que este promova a venda de seus cursos e administre sua logística.

Os módulos da Pós compreendem as seguintes disciplinas:

SERVIÇOS FARMACÊUTICOS E FARMÁCIA CLÍNICA – 120 h/a
Semiologia e comunicação interpessoal
Cuidados farmacêuticos e prescrição farmacêutica
Práticas em farmácia clínica
Serviço de vacinação em farmácias: da implantação à segurança na prática da aplicação
 
FARMACOLOGIA E FARMACOTERAPIA I – 100h/a
Farmacologia Geral
Fisiopatologia, farmacologia e farmacoterapia dos distúrbios endócrinos
Fisiopatologia, farmacologia e farmacoterapia dos distúrbios do SNC
Fisiopatologia, farmacologia e farmacoterapia dos distúrbios cardiovasculares
FARMACOLOGIA E FARMACOTERAPIA II – 100h/a
Farmacologia e farmacoterapia dos antimicrobianos
Fisiopatologia, farmacologia e farmacoterapia da dor e inflamação
Fisiopatologia, farmacologia e farmacoterapia dos distúrbios gastrointestinais
Fisiopatologia, farmacologia e farmacoterapia dos distúrbios dermatológicos e da obesidade
Fisiopatologia, farmacologia e farmacoterapia dos distúrbios do trato respiratório
ADMINISTRAÇÃO, LEGISLAÇÃO E ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA – 40h/a
Bioética, legislação farmacêutica e gestão da assistência farmacêutica no SUS
Gerenciamento e marketing de empresas farmacêuticas

Os conteúdos do módulo de vacinação compreendem os aspectos legais e a realidade da aplicação de vacinas por farmacêuticos do Brasil e em outros países; Fundamentos em imunologia e imunização; Classificação e componentes das vacinas, vias de aplicação, esquema vacinal; Avaliação pré-vacinação; Locais e técnicas de vacinação; Etapas pós-vacinação; Infraestrutura, licenciamento, boas práticas, segurança ocupacional e gerenciamento de resíduos; Preparo da dose com simulação prática; Técnicas de administração nas vias intramuscular, subcutânea e intradérmica com simulação prática.

O curso é ministrado pelas professoras Beatriz Lott e Karina Lorena Meira Fernandes Chiuratto, ambas com ampla experiência na área de vacinação por farmacêuticos. O IBras também atende o curso In Company para redes de farmácias, com investimento diferenciado.

Não é aluno da Pós, mas tem interesse em se capacitar na área? O IBras lançou o curso de Capacitação em Serviço de Vacinação em Farmácias: da implantação à segurança na prática da aplicação. O curso possui aulas práticas em um final se semana e tem por objetivo tornar os profissionais farmacêuticos e alunos da Farmácia aptos a implantar no seu consultório farmacêutico o serviço de aplicação de vacinas, bem como na própria Farmácia. Os alunos aprendem todos os requisitos e cuidados para a segurança na aplicação dos medicamentos.  A capacitação  atende aos requisitos da RDC 197/2017 da Anvisa e a Resolução do CFF nº 654/2018, com certificado do MEC, emitido pela Faculdade Cathedral.

A Pós em Farmacologia Clínica e Farmácia Clínica com ênfase em prescrição farmacêutica está com matrículas abertas para as cidades de TERESINA, NATAL, MACEIÓ, SALVADOR, SÃO LUÍS, FEIRA DE SANTANA, CURITIBA E FOZ DO IGUAÇU. Conheça: http://ibras.com.br/cursos/farmacologia-clinica-farmacia-clinica-e-precricao-farmaceutica/

You may also like...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *