O que é ser farmacêutico(a) em 2019?

O farmacêutico conquista seu espaço e consegue se inserir em áreas de saúde em estabelecimentos públicos e privados. Com um conhecimento amplo sobre medicamentos e farmacoterapia, o profissional possui plenas capacidades de atuar em mais de 100 áreas.

A segunda década do século XXI também trouxe grandes conquistas para a profissão, como a aprovação da Lei nº 13.021/14, que reconhece o farmacêutico como profissional da saúde, Inclusão do farmacêutico no código de identificação do SUS, em 2018, além de diversas resoluções do Conselho Federal de Farmácia e RDC da Anvisa, dos quais visam regular e contribuir para a atuação eficaz e correta na assistência em saúde.

Novas conquistas demandam grandes desafios. Afinal, o que é ser farmacêutico em meio a novas funções dentro de farmácias, hospitais e consultórios? Em comemoração ao Dia Internacional do Farmacêutico, que ocorreu no dia 25 de setembro, professores do IBras contribuíram para reflexão do novo papel do farmacêutico na saúde brasileira. Confira:

Profª Fabiana M. Carízio

“O farmacêutico de 2019 deve estar disposto a sair da zona de conforto e desafiar-se ao novo, diante das infinitas mudanças que nossa profissão vem enfrentando ao longo dos anos, e acima de tudo persistir na profissão independentemente das dificuldades, procurando sempre ser um profissional que faz a diferença onde estiver”.

Profº Roberto Canquerini

“É saber se reinventar todos os dias na velocidade que o mercado de trabalho exige, tanto no setor público quanto no privado. É estar antenado em tudo o que está acontecendo em termos de avanço tecnológico e saber como utilizar isso em nosso favor para a construção de uma carreira inovadora. É ter humildade para aprender, desaprender e reaprender tantas vezes forem necessárias para acompanharmos um mundo cada vez mais volátil nas mudanças, incerto com as disrupções, complexo nas informações e ambíguo nas interpretações. É termos bem claro o nosso propósito e sabermos que o poder de ser valorizado e respeitado está dentro de nós mesmos. É saber da importância de se fazer constantemente útil para a sociedade, garantindo a perenidade da profissão e fazendo diferença na vida dos nossos pacientes”.

Profº Bruno Rodrigo Minozzo

“Ser farmacêutico em 2019 é estar atento às mudanças que a profissão vem sofrendo e nelas enxergar novos horizontes. É trabalhar incansavelmente em favor da saúde, coletiva e individual. É batalhar por um sorriso de satisfação ou um suspiro de alívio. É perceber o quanto fazemos a diferença na sociedade na qual vivemos. É recriar o elo entro o científico e o popular. É servir ao seu propósito, fazendo o melhor para mostrar àquele, cuja esperança é pequena, que ainda há muitos motivos na vida para ser feliz”.

Profº Max Viana

“É o desafio e a esperança! Vivemos dias de progresso e confirmação na profissão, especialmente na área clínica, de maneira que o sucesso desta impacta positivamente na qualidade de vida dos pacientes, aumentando consequentemente sua visibilidade profissional no mercado”.

Profª Karina Chiuratto

“Ser farmacêutico é doar-se ao próximo. É ser ouvinte de seu paciente, aliviando as suas angústias e vibrando com as suas alegrias, é também ser comunicador, divulgando conhecimento, liderando boas ações e, assim, garantindo que todos tenham acesso a informação. É ser fiscal, buscando a ética, justiça e qualidade de serviços para o seu bem maior, o seu paciente”.

O IBras – Instituto Brasil de Pós-Graduação, Capacitação e Assessoria – trabalha há mais de 11 anos levando especializações de qualidade para farmacêuticos de todo o Brasil, principalmente nas áreas de Análises Clínicas, Saúde Estética e Farmácia Clínica. Já são mais de 2700 farmacêuticos que receberam certificado de especialista das IES que o IBras representa.

Venha você também fazer parte deste novo momento da farmácia clínica e revolucione sua carreira! http://ibras.com.br/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Warning: sprintf(): Too few arguments in /home/admin/web/blogibras.com.br/public_html/wp-includes/link-template.php on line 2609

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *