Farmacêutico realiza atendimento clínico responsável em Alagoas

Dispensação de medicamentos segura e assistência farmacêutica consciente. É assim que o farmacêutico José Januário da Silva trabalha todos os dias, desde o início da pandemia do Coronavírus no Brasil, no CEAF (Componente Especializado da Assistência Farmacêutica), em São Miguel dos Campos/AL.

Com a chegada da Covid-19 no país, José, assim como demais profissionais da saúde, tiveram que adaptar a maneira de atender os pacientes, de forma que fosse segura e consciente, tomando todas as medidas de saúde necessárias.

Nos seus dias de trabalho, até às 20h da noite, ele atende seus pacientes separados por uma parede de vidro. “A rotina aqui está bem puxada, temos apenas uma hora de almoço e estendemos nosso horário de atendimento, de forma que o movimento fique mais tranquilo e não ocorram aglomerações”, explica.

O CEAF tem a finalidade de contribuir para o acesso aos medicamentos e produtos para a saúde, promovendo o uso racional, a descentralização e o fortalecimento da gestão da assistência farmacêutica em 7 municípios da região da região.

No momento da publicação desta notícia, o estado de Alagoas tinha 1.610 casos confirmados e 80 óbitos. Para evitar a exposição da população de risco, a secretaria de saúde do município realiza entrega de medicamentos à domicilio. “Orientamos os pacientes, principalmente os mais idosos, para ficarem em casa e aguardar o medicamento chegar. Caso não chegue, que venham até a farmácia central”, explica José, que trabalha com mais 5 atendentes no estabelecimento.

Os serviços realizados pelo farmacêutico concentram-se na parte da orientação do uso de medicamentos controlados. “Procuro passar segurança aos meus pacientes, deixando-os seguros de que os medicamentos irão chegar aos seus domicílios”, enfatiza.

José realiza a Especialização em Farmacologia Clínica e Farmácia Clínica com Ênfase em Prescrição Farmacêutica, oferecida pela Faculdade Cathedral em parceria com o IBras. Os conteúdos aprendidos durante o curso foram de grande auxílio para a execução do trabalho, segundo ele. “O curso está contribuindo muito, tanto para o crescimento pessoal, quanto para ganhar notoriedade dos meus pacientes. Converso com eles e, na próxima vez que vêm, a maioria solicita o atendimento do farmacêutico, então isso é gratificante”, comemora.

Ser farmacêutico em tempos de delicado momento da saúde é um desafio, mas de acordo com José, este momento também serve para o farmacêutico ganhar mais evidência na área da saúde. “Dentro das nossas diretrizes e limites profissionais, estamos lutado para ganhar espaço e focamos em trabalhar de maneira multidisciplinar. Por isso, acredito que estamos crescendo cada vez mais e vamos conseguir ter um olhar diferenciado por parte do paciente”, completa.

 

 

Fotos: arquivo pessoal


Warning: sprintf(): Too few arguments in /home/admin/web/blogibras.com.br/public_html/wp-includes/link-template.php on line 2609

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *