Farmacêutico de Conceição do Coité abre primeiro consultório na região

Quem entrou na farmácia da família de Rui Gordiano no último mês se deparou com uma nova sala no estabelecimento. Logo na entrada, uma placa anunciando todos os serviços que aquele novo espaço oferece: “Aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, temperatura corpórea, pequenos curativos, aplicação de injetáveis e acompanhamento farmacoterapêutico”. A novidade chegou muito bem para os moradores da região de Conceição do Coité, interior da Bahia. Agora, pacientes podem se consultar com um farmacêutico clínico devidamente habilitado, no primeiro consultório farmacêutico da cidade.

A história de Rui se transformou há aproximadamente um ano, quando decidiu mudar de área de atuação. Formado em Farmácia há 35 anos, ele dedicou sua carreira no laboratório de análises clínicas. Foi quando surgiu uma nova oportunidade: realizar a pós-graduação em farmacologia clínica e farmácia clínica com ênfase em prescrição farmacêutica, da Faculdade Cathedral, em parceria com o IBras, no polo de Salvador/BA. “Quando eu soube da pós, me interessei pelo fato do curso dar ênfase na prescrição farmacêutica, mas não me sentia tão preparado para voltar a estudar. Antes de me matricular, entrei em contato com a coordenadora da pós e questionei para ela se, depois de 34 anos de formado, eu seria capaz de ingressar no curso e ter ainda paciência, tolerância para suportar as aulas. Mas quando assisti a uma aula experimental, saí de lá matriculado”, conta.

A relação com os professores e colegas não poderia ser melhor. “Os professores são ótimos, de uma capacidade enorme, o que me surpreende é o conhecimento profundo, tanto teórico, quanto prático de todos. Eu realmente adorei, vou sentir saudades dessa turma, meus colegas e também dos professores”, relembra.

Com a realização da pós, Rui se inseriu de fato da farmácia da família. Atualmente, o profissional se divide em seu laboratório de análises clínicas e no consultório, onde realiza atendimentos aos pacientes com todo o respaldo de conhecimentos adquiridos. Se necessário, encaminha o cliente ao médico. O processo de abertura do seu consultório foi simples. “Eu já tinha reservado um espaço pequeno dentro da farmácia, onde eu abordava o paciente. O que fiz foi ampliar, colocar móveis e equipamentos adequados. Separei da área da farmácia, e melhorei o local para o nosso consultório”, explica o farmacêutico clínico.

A boa receptividade dos pacientes da região aumenta a cada dia. “Em menos de um mês que o consultório existe, o pessoal já está procurando, indicando para amigos e vizinhos e o número de consultas cresce cada dia mais”, informa. Porém, o trabalho não para por aí: “Eu desejo que esse novo empreendimento seja reconhecido como referência na minha localidade e que a farmácia cresça a cada dia. Espero outras farmácias da minha região também tenham seus consultórios para atender a população com qualidade”.

A importância da especialização

Rui ressalta que enxerga o momento da profissão farmacêutica como único, o qual todo profissional deve tirar proveito para assumir a responsabilidade na farmácia clínica com segurança. “Infelizmente, ainda existe aquela velha guarda, da qual eu já fiz parte, em que são ‘assinacêuticos’; eles chegam na farmácia, assinam o nome e vão embora. Vamos assumir nossa responsabilidade e prestar um grande serviço para melhorar a qualidade de vida da população”, adverte.

A capacitação é fundamental para este novo momento, de acordo com ele. “O farmacêutico tem que especializar. Tendo o IBras como referência, sempre indico essa instituição. Para atuar no mercado, o profissional deve estar preparado, atualizado e ter segurança no que está fazendo. Eu hoje me considero muito capaz para exercer minha profissão, graças a pós que realizei. Eu tô ficando velho, mas a cada dia que passa, quero adquirir novos conhecimentos. Meus dois filhos verão que o pai com 59 anos ainda está estudando e querendo sempre mais”, completa.

Conheça mais sobre a pós-graduação em Farmacologia Clínica, Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica e tenha seu próprio consultório farmacêutico! Matrículas abertas para todo o Brasil: http://ibras.com.br/cursos/farmacologia-clinica-farmacia-clinica-e-precricao-farmaceutica/


Warning: sprintf(): Too few arguments in /home/admin/web/blogibras.com.br/public_html/wp-includes/link-template.php on line 2609

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *