Como é ser farmacêutico clínico na Pague Menos, uma das gigantes do Brasil

Quando estava próxima de se graduar em farmácia, há dois anos, Ana Paula Nascimento ainda não tinha noção de que o mercado farmacêutico estava passando por grandes mudanças e que a farmácia clínica seria realidade para grande parte dos colegas de profissão. O primeiro contato com a farmácia clínica foi por meio do estágio no SAC Farma da Pague Menos. Foi ali que ela percebeu as mudanças da profissão.

Ana se viu encantada com as possibilidades que a profissão ofereceria. “Quando eu me formei, fui contratada pela Pague Menos e fiquei em uma filial que ainda não tinha serviços clínicos, mas por incrível que pareça ficar só no balcão não me deixava à vontade, parecia que eu precisava de algo a mais e pensava ‘poxa, é só isso que é ser farmacêutico?’”. Atualmente, Ana fica em uma filial da empresa, localizada no centro de Fortaleza. Ela trabalha diretamente com o programa Clinic Farma, que é uma sala exclusiva para prestação de serviços farmacêuticos.

Ana presta serviços de aferição de pressão, verificação de glicemia, perfuração de lóbulo, auxilia nos programas de perda de peso, parar de fumar, hipertensão e diabetes em dia, autocuidado, revisão da medicação, parar de beber e vários outros serviços. Segundo ela, os serviços mais procurados pelos clientes é o de aferição de pressão e medição de glicemia. O Clinic Farma surgiu em 2014 e hoje já conta com mais de 750 salas de atendimento nas Pague Menis de todo Brasil.

A coordenadora de serviços farmacêuticos da empresa, Cristiane Feijó, comemora a expansão do serviço e explica que a Pague Menos sempre investiu no farmacêutico, através do SAC Farma Pague Menos 24h, atendimento farmacêutico por meio do 08002751313. “Através da legislação, os farmacêuticos resgataram a responsabilidade e passaram a acreditar no papel decisivo com a saúde pública. Tenho a certeza de que somos profissionais de saúde importantíssimos para melhoria da adesão ao tratamento e para a recuperação da saúde, atuando em parceria com outros profissionais, formado de fato, uma equipe”, completa.

Trabalhar diariamente na atenção ao paciente fez abrir os olhos da farmacêutica Ana Paula, o que a fez enxergar esta nova era como uma grande oportunidade de evolução. “Estamos em um momento de mostrar à sociedade que trazemos saúde, que podemos oferecer um leque bastante diversificado de serviços, para além de apenas um dispensador de medicamentos ”, ressalta.

Ana Paula, além de trabalhar com farmácia clínica, também busca potencializar sua profissão. Ela realiza a Pós-Graduação em Farmácia Clínica e Serviços Farmacêuticos, em Fortaleza. O curso é resultado da parceria entre a Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), Instituto Brasil de Pós-Graduação, Capacitação e Assessoria (Ibras) e Faculdade Cathedral. A Faculdade Cathedral é a instituição certificadora e realizadora do curso, sendo responsável pelo projeto pedagógico e emissão de Certificado aos alunos aprovados como: Pós-graduação (lato sensu) em FARMÁCIA CLÍNICA E SERVIÇOS FARMACÊUTICOS. O reconhecimento do curso por ser consulta diretamente no site do MEC.

O curso te dá uma liberdade e uma segurança de como fazer acolhida ao paciente e faz com que eu execute esses serviços com mais praticidade e segurança; A especialização ainda agrega muitos conhecimentos em várias áreas”, salienta. Para Ana, muitos serviços que ela realiza na farmácia, aprendeu na pós-graduação. “É super fantástica essa Pós do Ibras/Abrafarma, porque eu não acreditava que seria dessas forma e foi uma pós que eu me encontrei; Os professores são excelentes e eu super recomendo para os meus amigos; é demais a diversidade de conhecimento que eles nos trazem, nos fazem ter mais vontade de ser profissional farmacêutico. Essa pós é excelente e eu adorei demais de fazer”, completa.

A Pós-Graduação em Farmácia Clínica e Serviços Farmacêuticos está com matrículas abertas para as cidades de FORTALEZA, RECIFE, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, PALMAS E BELO HORIZONTE. O curso possui aulas práticas, metodologias ativas e corpo docente exclusivo! Farmacêuticos que trabalham nas redes associadas à Abrafarma têm descontos especiais nas mensalidades. Confira mais em: https://www.assistenciafarmaceutica.far.br/cursos/pos-graduacao-presencial/


Warning: sprintf(): Too few arguments in /home/admin/web/blogibras.com.br/public_html/wp-includes/link-template.php on line 2609

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *