A atuação do farmacêutico na farmácia hospitalar e oncológica

 A atuação farmacêutica torna-se cada dia mais necessária em estabelecimentos de saúde públicos e privados. A presença de um farmacêutico qualificado faz toda diferença no acompanhamento de saúde dos pacientes. Na área hospitalar, este parâmetro não muda:  a presença do farmacêutico se torna cada vez mais necessária.

Com advento da Lei nº 13.021/14, a qual define farmácia como “unidade de prestação de serviços destinada a prestar assistência farmacêutica, assistência à saúde e orientação sanitária individual e coletiva” e das resoluções nº 585/2013 e nº 586/2013, do Conselho Federal de Farmácia, foi garantido ao profissional farmacêutico a intervenção no atendimento aos pacientes hospitalares e ambulatoriais.

O trabalho do farmacêutico no âmbito hospitalar é amplo. Ele é responsável por todo o ciclo do medicamento, desde sua seleção (medicamentos, produtos hospitalares e fornecedores), armazenamento, controles, até o momento da dispensação e uso correto e seguro pelo paciente.

A crescente participação do profissional farmacêutico em estabelecimentos de saúde aumenta a necessidade de o profissional buscar qualificação adequada para atuação com excelência. Percebendo as mudanças no mercado e demandas na área da farmácia hospitalar, a Faculdade Cathedral, em parceria com o IBras, lança a Especialização lato sensu presencial em Farmácia Hospitalar e Oncologia Clínica.

A equipe interdisciplinar em hospital tem muito a ganhar com um farmacêutico qualificado para o cargo. De acordo com o coordenador técnico da Pós, Sandro Ness (farmacêutico pela faculdade de farmácia da UFRGS; mestre e doutorando pela faculdade de medicina da UFRGS; Especialista em Oncologia pela SOBRAFO e Farmácia Clínica pela SBRAFH), “o farmacêutico possui o conhecimento do medicamento, sua farmacologia, interações, toxicidades e reações adversas, e por isso pode auxiliar a equipe multidisciplinar para o uso correto e racional da terapia medicamentosa”.

 

O que o farmacêutico irá aprender

Durante o curso de pós-graduação em Farmácia Hospitalar e Oncologia Clínica, o farmacêutico terá todas as bases e atribuições para poder desempenhar suas funções em hospitais e clínicas. “Ele aprenderá a técnica de manipulação de antineoplásicos injetáveis através de aulas práticas. Todos os módulos são ministrados por profissionais com larga experiência na área, objetivando compartilhar seus conhecimentos da prática diária. As aulas presenciais terão o foco na discussão e resolução de temas e problemas do dia a dia, sempre focando a troca de experiência entre os profissionais”, informa Sandro.

Ainda de acordo com o farmacêutico, a ascensão da farmácia oncológica se deve ao grande aumento de pacientes oncológicos e a carência de profissionais capacitados. “Quem atua na área da oncologia necessita de conhecimento diferenciado, por isso são extremamente reconhecidos por parte das equipes de saúde, comunidade e indústria farmacêutica. Podendo atuar em hospitais, clínicas especializadas em oncologia, laboratório farmacêutico, entre outros”, completa.

 

Ensino

O curso de Especialização lato sensu presencial em Farmácia Hospitalar e Oncologia Clínica é reconhecido pelo MEC. Confira a certificação no link: http://bit.ly/2m6xJMP. As aulas acontecem em um final de semana por mês, com duração de 18 meses.

Os farmacêuticos que se matricularem terão aulas ministradas por médicos, farmacêuticos e enfermeiros especialistas, que realmente possuem prática significativa na área de atuação. “Nossa instituição é preocupada com o processo ensino-aprendizagem mantém um corpo docente extremamente qualificado.  As aulas do curso são oferecidas mensalmente e com um cronograma pré-definido, para que possas organizar sua agenda profissional”, complementa Sandro.

Faça você também parte da nova era dos serviços farmacêuticos e revolucione sua carreira com o IBras! Matrículas abertas para Porto Alegre e Brasília. Conheça: http://ibras.com.br/cursos/farmacia-hospitalar-em-oncologia/

 

 

 

You may also like...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *