A Atuação do Farmacêutico na Aplicação da Toxina Botulínica

Nos últimos anos tem se observado um aumento na procura de procedimentos estéticos para se manter mais jovial e estar em dia com a beleza. De acordo com Barros; Oliveira (2017), hoje a estética assume um conceito de que a beleza é à imagem pessoal em busca de um corpo saudável e essa grande procura pelos serviços estéticos é em grande parte efeitos da mídia vinculados ao “corpo perfeito”, entretanto sabe-se que estar em dia com a beleza é sinônimo de bem-estar e autoestima.

Com a publicação das resoluções nº 616 de 2015 e n° 645 de 2017 o Conselho Federal de Farmácia legaliza a atuação do Farmacêutico no âmbito da saúde estética além de definir quais substâncias são permitidas pelo uso do farmacêutico em tais procedimentos. Dentre essas substâncias estão os agentes biológicos como por exemplo a Toxina Botulínica tipo A.

A toxina botulínica é um neuromodulador derivado de neurotoxinas produzidas pelo Clostridium botulinum , bactéria gram positiva responsável pelo botulismo. Atualmente foram descobertos sete sorotipos distintos da Toxina botulínica (A, B, C1, D, E, F e G), as propriedades farmacológicas são diferentes em cada sorotipo, sendo a A e B os sorotipos disponíveis para uso clínico.

A toxina botulínica age ao se ligar aos receptores nervosos terminais da musculatura facial, ocorrendo assim o bloqueio da liberação de acetilcolina na fenda pré-sináptica, inibindo a contração da musculatura temporariamente, provocando paralisia muscular, promovendo uma suavização nas linhas de expressão facial, e atenuando as rugas.

 

A Pós-Graduação em Saúde Estética & Cosmética é promovida pela Faculdades Cathedral e administrada pelo iBras. O curso possui certificação do MEC, com um corpo docente de alta qualidade. Todos os professores possuem experiência em clínicas estéticas pelo Brasil, além do profundo conhecimentos teórico.

Os profissionais matriculados estarão habilitados a exercer procedimentos da estética avançadas, tanto facial como corporal, compreendendo habilidades em Avaliação, Semiologia, Cosmetoterapia, Eletroterapias, Peelings, Aplicação de Toxina Botulínica, Preenchimentos Dérmicos, Criolipólise, Intradermoterapia, Agulhamento e Microagulhamento, Carboxiterapia, Fio Lifting, Laserterapia, entre outros procedimentos.

 

 

 

 

You may also like...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *