DPSP inova e implanta serviços de vacinação em sala exclusiva
Uma das principais companhias do varejo farmacêutico, presente em nove estados do Brasil, está ampliando as possibilidades profissionais dos seus farmacêuticos. A Drogaria São Paulo, que faz parte do grupo DPSP, acaba de implantar os serviços de vacinação, em uma sala de atendimento exclusivo em saúde, na unidade que fica na Avenida Paulista. Ao todo, serão mais de 30 farmacêuticos envolvidos no processo neste primeiro momento.
As novidades fazem parte da estratégia de oferecer saúde e bem-estar aos clientes, além de garantir a oferta de serviços de saúde nas unidades do grupo. “A vacinação que iniciamos na loja da Avenida Paulista é um marco importante desta estratégia”, comemora a gerente executiva de Planejamento Estratégico, Mariana Donatelli.
Para trazer mais conveniência e comodidade aos clientes, o grupo pretende ampliar a oferta de vacinação e serviços de saúde para outras unidades da rede. Os funcionários envolvidos na implantação deste serviço relatam grandes aprendizados.
As vacinas oferecidas na unidade são para Meningite ACWY; Meningite B; Pneumo 23; HPV; Hepatite B; Herpes Zoster; Gripe; Hepatite A; Pneumo 13; Tetra Viral; Hepatite A e B; Dengue; Varicela; Tríplice Viral; DTPa reforço e Febre Amarela. Também é oferecida vacina de gripe durante a temporada, no segundo trimestre de 2019. O grupo já oferecia aplicação de injetáveis em diversas lojas.
A ampliação dos serviços de saúde também irá abranger aferição de pressão, teste de glicemia, medição de temperatura, avaliação corporal, inalação e colocação de brinco. “Vemos uma contribuição importante do farmacêutico no setor de saúde, impactando de forma positiva a população, trazendo mais comodidade, conveniência e melhorando a experiência do cliente; vemos a oferta de serviços como um diferencial estratégico e vamos trabalhar para trazer mais saúde e bem-estar aos nossos clientes”, completa Mariana.
Capacitação
O planejamento da implantação do serviço envolveu diversas áreas da empresa. A gerente executiva explica que foi necessário desenhar o processo com as melhores práticas de mercado e a legislação vigente, estruturar a sala com reformas, divulgar o serviço, além de treinar o quadro de farmacêuticos.
“Um dos grandes desafios foi a constante mudança do cenário regulatório e por isso estudamos muito antes de começar o serviço. O estudo deste novo processo foi bastante importante, por isso realizamos treinamentos com o IBras e laboratórios para aprendermos mais a respeito”, conta.
A DPSP escolheu o IBras, empresa credenciada ao CFF, para capacitação de 60 horas em serviços de vacinação. Além disso, a empresa contratou 16h de treinamento presencial para aplicação pediátrica, com um foco humanizado para o público de crianças e jovens.
*O IBras está com matrículas abertas para a capacitação em Serviços de Vacinação em Farmácias: da implantação à segurança na prática da aplicação. O curso é devidamente reconhecido pelo Conselho Federal de Farmácia e segue as normativas estabelecidas na Resolução nº 654/18. O curso possui 20 horas de aulas práticas, mais 40h de conteúdo teórico online. O IBras já capacitou centenas de alunos em turmas abertas e in company, em diversos estados do Brasil. Conheça e matricule-se: http://bit.ly/vacinaçãodoibras