Grandes redes de farmácia investem em capacitação de seus profissionais
As grandes redes de farmácias brasileiras estão investindo cada vez mais em capacitação de seus profissionais. O resultado deste investimento, a curto e longo prazo, tem refletido diretamente na qualidade dos serviços prestados e o crescente reconhecimento do papel do farmacêutico como agente atuante em saúde.
Com a nova era dos serviços farmacêuticos, grandes redes de farmácias acabam por ampliar o trabalho para além da busca por lucros em vendas de medicamentos no balcão. A partir disso, a profissão, na medida que se engrandece, tem sentido a responsabilidade de trabalhar cada vez melhor no atendimento em saúde para a população. Dados da Abrafarma – Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias – de janeiro deste ano mostram que as salas de serviços farmacêuticos das grandes redes do varejo triplicaram nos últimos 12 meses: passando de 605 para 1653. Este dado se atenta apenas aos gigantes do varejo nacional, que concentram 41,6% da venda de todos os medicamentos do país, totalizando R$ 44,4 bilhões por ano.
A crescente demanda por serviços exige do profissional a devida preparação para lidar com este novo momento dos serviços farmacêuticos brasileiros. Mas como trabalhar com toda esta responsabilidade? O segredo está na qualificação profissional. As gigantes do varejo, mais uma vez, não ficam para trás quando o assunto é preparar seus profissionais farmacêuticos, os deixando prontos a prestar serviços de saúde.
Um dos exemplos deste trabalho é a Rede de Farmácias Pague Menos, que deu início neste ano a parceria in company para qualificar seus profissionais com a Pós-Graduação Lato Sensu Presencial em Farmácia Clínica e Serviços Farmacêuticos, em Fortaleza e Belo Horizonte. O curso é oferecido pelo IBras em parceria com a Abrafarma e planejamento pedagógico da Faculdade Cathedral, com certificação do MEC. Cristiane Feijó, coordenadora técnica farmacêutica dos Empreendimentos Pague Menos, destaca que a empresa sempre investiu no farmacêutico e a Pós veio contribuir ainda mais para a expansão dos serviços de saúde na empresa. “Os farmacêuticos estão conseguindo praticar os ensinamentos e realmente reconhecem o diferencial deste curso, pois existe toda a formatação prática voltada para a realidade da farmácia “comunitária”, além do aprendizado leve, com metodologia que facilita o raciocínio com professores comprometidos e que possuem bagagem pratica”, destaca Cristiane.
A rede já realizava assistência farmacêutica pelo SAC Farma Pague Menos 24h. Atualmente, este serviço evoluiu para o Clinic Farma Pague Menos. O programa implantou salas de acompanhamento farmacoterapêutico e serviços, como verificação de PA, glicemia capilar, bioimpedância, acompanhamento de diabetes, hipertensão, asma, perda de peso, tratamento para parar de fumar, autocuidado e revisão da medicação. A empresa conta com 750 salas do Clinic Farma em todo o país.
Cristiane ressalta que os farmacêuticos resgataram a responsabilidade e passaram a acreditar no papel decisivo na saúde pública, após as novas legislações que reconhecem o farmacêutico como agente de saúde. “Tenho a certeza de que realmente somos profissionais de saúde importantíssimos para melhoria da adesão ao tratamento e para a recuperação da saúde, atuando em parceria com outros profissionais para formar de fato uma equipe”, completa.
Serviço de Vacinação em Farmácias
Outra gigante rede de farmácias também está firme no propósito de capacitar seus profissionais. Trata-se da Rede de Farmácias Agafarma, que está no mercado desde 1996, com 488 farmácias distribuídas no Rio Grande do Sul. Janete de Matos, diretora da rede, destaca que a empresa investe continuamente em cursos e treinamentos para seus associados e profissionais farmacêuticos.
Conhecedora das dificuldades para atender a legislação em relação à infraestrutura, a Rede passa por um processo de reposicionamento de mercado e de marca e está atenta às mudanças do setor farmacêutico e suas necessidades. A empresa aposta na qualidade dos serviços prestados e na capacitação de seus farmacêuticos para atender seus clientes, no mínimo em 10% de suas lojas.
O passo importante para o avanço nos serviços farmacêuticos da rede foi a realização do curso de Capacitação em Serviço de Vacinação em Farmácias, que aconteceu nos dias 09 e 10 de junho, em Porto Alegre/RS. O curso é pioneiro no país e o mais completo quando o assunto é vacinação em farmácias. O curso atende aos requisitos da RDC 197/2017 da Anvisa e a Resolução do CFF nº 654/2018, com certificado do MEC, emitido pela Faculdade Cathedral. “O curso contribuiu muito para o aprendizado de todos nossos profissionais que, mesmo já capacitados em técnicas de injetáveis, o serviço de vacinação é novo para todas as farmácias privadas, e é imprescindível realizar o curso”, conta Janete.
A primeira edição do curso in company atendeu 35 farmacêuticos na capacitação que durou 60h, com ministração da Dra. Beatriz Lott. “O serviço de vacinação com certeza irá agregar muito à farmácia comunitária e consequentemente ao reconhecimento do profissional farmacêutico, que cada dia ocupa seu espaço com mais domínio e propriedade no mercado farmacêutico”, ressalta a diretora.
Avanço
Parcerias como estas não são novidade no rol de grandes empresas na história do IBras. Ainda neste ano, a Rede de Farmácias São João realizou o mesmo curso de capacitação, em março deste ano, tornando-se a pioneira e primeira do país a oferecer formação complementar no serviço de vacinação, de acordo com as novas resoluções do CFF. Além disso, a Ascoferj (Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro) também fechou parceria para oferecer o curso para os mais de 1700 farmacêuticos do RJ, em Agosto deste ano.
A agenda de cursos de Vacinação está programada para acontecer nas próximas semanas em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Fortaleza e São Luís.
Recent Comments