iBras participa do I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas
Uma das únicas instituições brasileiras voltada ao ensino da pós-graduação para farmacêuticos esteve presente com sua equipe no I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, dos dias 15 a 18 de novembro, em Foz do Iguaçu. O evento buscou dar rumos ao modelo de prática profissional e um novo fazer farmacêutico.
O iBras (Instituto Brasil de Pós-Graduação, Capacitação e Assessoria) nasceu em Ponta Grossa há nove anos e leva cursos de especialização para 15 estados de todo país. A equipe formada por professores, coordenadores e alunos marcou presença nas palestras, premiações e lançamento de livros. O estande do Instituto exibiu os cursos de Análises Clínicas, Farmácia Clínica e Farmácia Estética.
Para Valmir de Santi, diretor do iBras e atual vice-presidente do Conselho Federal de Farmácia, o Congresso foi o maior que a categoria teve nos últimos anos, o que representa uma marco para a profissão. Para ele, o iBras tem colaborado na formação do Farmacêutico na área clínica: “A área clínica é o principal fazer do farmacêutico no Brasil, o iBras tem colaborado nisso, uma vez que desenvolver todas as atividades clínicas no dia a dia exige formação e muita competência”.
Sobre o trabalho do Farmacêutico no país, Santi destaca o trabalho do iBras, no esforço de capacitar profissionais competentes na dispensação e orientação necessária ao uso racional de medicamentos. “Nós entregamos o que prometemos: lançamos farmacêuticos melhores no mercado, através de práticas, simulação ou estudos de casos, o farmacêutico nosso aluno se aproxima da realidade e se transforma em um novo profissional comprometido com a saúde dos pacientes”, completa Santi.