IBras capacita mais de 1300 farmacêuticos nos serviços de vacinação
Centenas de farmacêuticos do Brasil já podem dizer que estão plenamente habilitados para trabalhar com vacinação em farmácias e consultórios. Desde março de 2018, o IBras trabalha ativamente na capacitação de profissionais em várias regiões do país com a Capacitação em Serviços de Vacinação em farmácias: da implantação à segurança na prática da aplicação. Até o momento, somente na capacitação, mais de 1300 farmacêuticos já realizaram o curso. A contagem ainda não leva em consideração os mais de 200 alunos matriculados na Pós-Graduação em Farmácia Clínica e Serviços Farmacêuticos que estão por finalizar o módulo de vacinação este ano.
O curso é devidamente reconhecido pelo Conselho Federal de Farmácia e segue as normativas da Resolução nº 654/18. A capacitação já passou pelas cidades de Teresina, Fortaleza, Natal, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Volta Redonda, Curitiba, Porto Alegre e São Paulo. Em modalidades de turmas abertas e in company, farmacêuticos das redes Pague Menos, Raia Drogasil, Farmácias Nissei, Extrafarma, DPSP, Farmácias São João, A Nossa Drogaria, Drogaria Venancio, Drogaria Minas-Brasil, dentre outros obtiveram o cerificado emitido pelo IBras.
A farmacêutica e professora do IBras no curso de vacinação, Karina Chiuratto, comemora a conquista da profissão em mais este trabalho. “A vacinação é a mais importante medida de saúde pública disponível atualmente no Brasil e o farmacêutico é o profissional de saúde que está mais próximo da população”, informa. Karina enfatiza que as necessidades atuais exigem um profissional farmacêutico que vai além do trabalho atrás do balcão. “No atual cenário, a busca da população por um profissional farmacêutico ativo vai além de entregar o medicamento indicado pelo médico. A cobrança desta mesma população por estabelecimentos que permitam que o profissional farmacêutico atue integralmente na atenção farmacêutica, por exemplo, no serviço de vacinação, irá posicioná-lo como protagonista desta atividade”, completa.
A professora ressalta que, antes de tudo, deve-se avaliar a RDC ANVISA N° 197 de 26 de Dezembro de 2017 (dispõe sobre os requisitos mínimos para o funcionamento dos serviços de vacinação humana) e a RESOLUÇÃO N° 654 de 22 de Fevereiro de 2018 (dispõe sobre os requisitos necessários à prestação do serviço de vacinação pelo farmacêutico e dá outras providências), para avaliar se está disposto e preparado para implementar o serviço de vacinação em sua farmácia ou clínica.
A farmacêutica das Drogarias Globo, Anna Érika Pinheiro, realizou o curso ofertado pelo IBras em Teresina e conta a experiência: “Foi sensacional, porque tivermos a oportunidade de aprender tudo sobre as vacinas, tanto nas aulas em EAD, quanto nas aulas páticas. A professora tem uma didática muito boa, e trouxe conteúdo de acordo com a realidade que o farmacêutico vivencia na farmácia. Foi uma capacitação que nós estávamos precisando para mostrar a importância do farmacêutico na sociedade. O IBras, como sempre, está um passo a frente dos demais e já trouxe esta nova realidade para os profissionais do Piauí”.
Vanessa Oliveira, farmacêutica da Drogasil, também deixou seu relato ao finalizar o curso: “O farmacêutico precisa estar capacitado para ganhar espaço dentro do mercado, e para nós a área clinica é cada vez mais importante, pois trabalhamos diariamente com o público. O curso de vacinação trouxe uma ótima base teórica e prática para trabalharmos corretamente com o público e aplicarmos o nosso conhecimento no manejo de medicamentos. O IBras proporcionou uma excelente professora e uma excelente capacitação para nós nos destacarmos no mercado”.
Venha fazer parte do time de farmacêuticos que está revolucionando a a era dos serviços farmacêuticos e se tornando protagonistas no seu trabalho com o IBras! A Capacitação em Serviços de Vacinação em Farmácias possui carga-horária de 60 horas, sendo 40h em conteúdo teórico digital, mais 20h de práticas presenciais realizadas em um final de semana. Matrículas abertas para vários estados. Confira as informações sobre valores diretamente no nosso site: http://ibras.com.br/cursos/servico-de-vacinacao-em-farmacias-da-implantacao-seguranca-na-pratica-da-aplicacao/
Confira a grade curricular:
- Aspectos legais e a realidade da aplicação de vacinas por farmacêuticos no Brasil e em outros países: oportunidades de desafios.
- Vacinas: fundamentos em imunologia e imunização. Plano Nacional de Imunização (PNI), calendários vacinais, vacinas não contempladas pelo PNI, classificação e componentes das vacinas, vias de aplicação, esquema vacinal, indicações, precauções e contraindicações.
- Avaliação pré-vacinação: acolhimento, anamnese, consentimento, confidencialidade, documentação, registros, escolhas de insumos e preparo da dose;
- Aplicação de vacinas: vias instramuscular, subcutânea e intradérmica: locais e técnicas de aplicação;
- Etapas pós-vacinação: avalização, diagnóstico, tratamento, registro e notificação de erros de vacinação e eventos adversos pós-vacinação (EAPV), inclusive anafilaxia;
- Serviço de vacinação em Farmácia: infraestrutura, licenciamento, boas práticas, segurança ocupacional, gerenciamento de resíduos, segurança do paciente, rede de frio, emissão do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) e vacinação de extramuros;
- Preparo da dose (a partir da ampola, frasco-ampola e seringa preenchida) com simulação prática.
- Técnicas de administração nas vias intramuscular, subcutânea e intradérmica com simulação prática.
Recent Comments