Como é a Pós-Graduação em Farmacologia e Farmácia Clínica?

  • 05b02417-503c-4a47-a9bd-df1053a1e61e
  • 563cb320-7d1e-4f6f-8dc7-d27ffab9f32d
  • 72e1ce09-1bbe-4d2a-83dc-6030cb933c92
  • 73a71c3f-c639-4a03-9f4f-4632c52d022a
  • 4868bda1-f8ea-48d6-83fe-242d0c629eac

O mercado de trabalho é um chefe exigente que sempre espera mais do empregado. Diante desse cenário, não tem jeito, a única opção para ficar em evidência é buscar aprimoramento constante. Os profissionais que querem traçar um caminho de excelência no mundo profissional têm a predileção por cursos de pós-graduação lato sensu.

Chamados comumente de cursos de Especialização, eles preparam o profissional para uma determinada área, habilitando para novas funções dentro da empresa ou instituição que o profissional trabalha. Na área da saúde, a tendência é a mesma. As atualizações no setor, novas tecnologias e avanço nas descobertas científicas são os principais fatores que contribuem para a busca por especializações.

É neste cenário de exigência constante para profissionais da saúde que o iBras criou o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Farmacologia Clínica, Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica.

Como funciona a Pós em Farmacologia Clínica e Farmácia Clínica?

O curso dá ênfase na prescrição farmacêutica. Feito sob medida para farmacêuticos interessados em abrir – ou trabalhar em – um consultório farmacêutico, o curso tem 460 horas/aula, na modalidade presencial.
O curso de Especialização tem duração mínima de 18 meses e máxima de 24 meses, incluindo o prazo para entrega do TCC. As aulas ocorrem em um final de semana por mês.

O que se estuda?
As aulas são divididas em módulos. Os assuntos discutidos nos módulos abrangem a didática teórica e prática. Por isso, os interessados em fazer o curso precisam ter em mente que as aulas irão prepará-lo para a o mercado de trabalho, a rotina da farmácia e atendimento farmacêutico. A certeza é que todos irão colocar a mão na massa.

Dentre os assuntos discutidos estão os módulos de Cuidados Farmacêuticos e Farmácia Clínica (80h/a); Farmacologia e Farmacoterapia I (120 h/a); Farmacologia e Farmacoterapia II (100 h/a) e Administração, Legislação e Assistência Farmacêutica (40 h/a).

Além dos módulos citados acima, o aluno tem a opção de cursar o módulo de Práticas de Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica, totalizando mais 100 horas aula.

O que é essa opção de estágio?
O estágio prepara o farmacêutico para a rotina no atendimento ao paciente. As experiências vividas na atuação prática provoca o aluno a desenvolver suas habilidades no acompanhamento de pacientes crônicos. Profissionais terão 100 hora de estágio com tutoria a distância, com práticas em farmácia clínica.

Alunos que realizarem o estágio poderão optar por substituir a realização do TCC pela produção de um “Relato de Caso”, o qual ele conta como foi a a experiência no consultório farmacêutico, desde o atendimento a pacientes, à realização de procedimentos.

Quais as vantagens de fazer a Especialização em Farmacologia Clínica do iBras?
Desde a resolução da lei nº 13.021, a qual define o conceito de consultório farmacêutico, surgiu um movimento das farmácias para a consolidação de um espaço destinado ao atendimento personalizado do paciente.

Se faz necessário, então, um conhecimento profundo de todo o trabalho que envolve prescrever medicamentos, administrar o próprio consultório, acompanhar os pacientes e ser um farmacêutico que pensa para fora da caixa e revoluciona o mundo da farmácia.

Para dar suporte a todas essas demandas, o iBras conta com um time de professores de grande influência nas decisões do cenário farmacêutico brasileiro. Além disso, todos os docentes têm profundo conhecimento teórico e prático, possibilitando aulas dinâmicas e completas.

You may also like...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *